Recolha de Resíduos

A recolha de resíduos urbanos (RSU) na Freguesia da Pampilhosa, é feita em contentores herméticos de dimensões adaptadas às características da Freguesia, sendo os resíduos transportados em viaturas próprias.
Com o intuito de melhorar a eficácia e a qualidade de vida na Freguesia, pedimos a colaboração de todos os cidadãos no sentido de manter a Freguesia limpa, pelo que pedimos o cuidado de:
* Colocar os resíduos em sacos e depositá-los fechados nos contentores;
* Não colocar líquidos nos contentores;
* Não esquecer de fechar sempre a tampa do contentor.

Recolha Seletiva

Na Pampilhosa a recolha de resíduos pode ser separada para posterior valorização.
Assim, existem à sua disposição na Freguesia ECOPONTOS onde poderá colocar papel, vidro, embalagens, plásticos, óleos e pilhas.
No Papelão: Jornais, revistas, papel de escrita e impressão e cartão;
No Vidrão: Garrafas e frascos de Vidro;
No Plasticão: Garrafas, frascos e sacos de plástico, pacotes de leite e sumos, latas.
No Oleão: Óleos alimentares usados, devidamente colocados em garrafas - nunca colocar óleos lubrificantes de motores.
No Pilhão: Pilhas e baterias usadas de pequenos electrodomésticos, brinquedos e relógios.
Os resíduos que não pode colocar nos Ecopontos, devem ser colocados nos contentores onde habitualmente deposita o restante “lixo”

Recolha de Monstros

A Câmara Municipal presta o serviço de recolha de “monstros” porta a porta na última quinta feira de cada mês.
Os interessados podem requerer este serviço através do telef. 231 200 980 ou directamente na 3ª Secção da CMM. Devem indicar quantidades e material. O custo do serviço é de 1,00€ por peça recolhida. Poderão ainda, gratuitamente, depositar os “monstros” em contentor próprio localizado nos estaleiros da Câmara Municipal, durante os dias úteis e no horário normal de expediente.

Vazamentos de lixos em Pinhais/Terrenos e Baldios

É proibido o abandono de resíduos, bem como a sua emissão, transporte, armazenagem, tratamento, valorização ou eliminação por entidades ou em instalações não autorizadas. A violação desta proibição constitui contra-ordenação punível
com coima de 1 a 10 vezes a retribuição mínima mensal garantida.
Sempre que tenha conhecimento de uma situação nestes moldes, a mesma deve ser denunciada às autoridades competentes, pois poderá estar em causa a saúde pública. Anualmente a Junta de Freguesia em colaboração com os
Escuteiros e outras Associações, proporciona uma campanha de limpeza, removendo imensos lixos “abandonados” por vários locais da Freguesia.